Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Estante de Coisas

Onde tudo cabe ou sai de lá...

16
Dez17

Postcrossing - primeiras considerações

A estante P

Desde Maio de 2016 que sou sou membro desta excelente iniciativa que é o Postcrossing. Já descobri tarde, mas vai-se sempre a tempo...

Bem, para quem não sabe o Postcrossing é um site (em inglês) que nos permite enviar e receber postais de outros membros de todo o Mundo. Foi criado em 2005 por um português (SIIIM!!), Paulo Magalhães.

Depois de nos inscrevermos e, para isso, temos de dar os nossos dados e morada correcta (mas é tudo seguro, atenção!), pede-se uma morada para onde vamos enviar um postal e a nossa vai calhar a outro membro que também terá pedido uma. Ao pedirmos essa morada, irá aparecer o perfil do membro, a sua morada e um ID. É obrigatório escrevermos este ID no postal para o poderem registar assim que o recebam. Podemos também associar a foto/digitalização do postal que enviamos.

Inicialmente podemos ter 5 ou 6 (já não tenho bem a certeza) postais "em viagem", ou seja, à espera que sejam recebidos e registados no site. Assim que tenhamos um X número de postais enviados, podemos ter outro X de postais em "viagem". Neste momento posso ter 13 em viagem, tendo 240 recebidos e 242 enviados.

Os primeiros que enviei levaram muito tempo a chegar ao destino e, fiquei esmorecida. Não sei se será normal, mas tenho a impressão que os postais de Portugal, em correio normal, levam algum tempo. Por vezes levam 3 a 5 dias a chegar, por exemplo, à Alemanha... Mas há outras vezes que levam 15 dias. Também pode acontecer os utilizadores não registarem logo o postal quando o recebem e nós é que ficamos a "arder" por não podermos enviar mais postais até que os registem.

Mas também há postais "expirados", ou seja, são postais que não foram registados em 60 dias. Por exemplo, temos 6 postais em viagem (sendo esse número máximo que podemos ter em viagem) e há um postal que vai fazer 60 dias que não foi registado... automaticamente, ao fazer os 60 dias, passamos a ter 5 em viagem (continuando com 6 de máximo em viagem) e, aí, já podemos pedir uma morada.

Infelizmente há muitos expirados pelo mundo... Talvez por moradas incorrectas, letra ilegível, caracteres estranhos (se forem da Rússia e enviarem um postal para Portugal com os caracteres deles, é óbvio que os nossos carteiros não percebam...), utilizadores que se esqueçam ou estejam impedidos (sem internet, de férias, etc.) de registar e tantos outros motivos. Uma vez aconteceu-me ter um postal expirado à 8 meses, sensivelmente, e a resposta do outro membro ao registá-lo foi que se "esqueceu"  e que o tinha re-encontrado nas suas coisas após este tempo todo. E eu "táááá bem, obrigadinha"! - Temos de pensar nos outros, tá?!? Há pessoas à espera que possam mandar mais postais e estão encalhadas!!! Enfim...

É uma experiência bastante enriquecedora... Tenho conhecido países, cidades, monumentos, artes, etc. que não imaginava. Para além disso desenvolvo a minha escrita em inglês e conheço novas pessoas. Há muitos membros que aceitam trocas de mais postais ou cartas além-postcrossing. Fico tão contente quando recebo postais e conheço mais uma pessoa... Há vidas e vidas por descobrir.

Esta é uma forma de viajar sem sair da cadeira (só para ir colocar os postais no correio).

Aqui conseguem mais respostas: www.postcrossing.com/help, mas se precisarem de mais esclarecimentos, estejam à vontade!

Confesso que, ao início tinha algum receio, mas ao final de uns quantos enviados e recebidos, o bichinho cresceu :) Não tenham receio, é excelente!

Postcrossing-Main-Logo.png

Até já! :)

 

A ler

Pesquisar

A Estante

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D